Fique por dentro

INCIDÊNCIA DO ITCMD SOBRE O PERDÃO DE DÍVIDA

O Tribunal de Justiça de São Paulo, em decorrência das ultimas decisões, tem de forma dominante decidido sobre a incidência do Imposto sobre Doação e Transmissão Causa Mortis sobre o perdão de dívidas, impactando diretamente pessoas físicas e jurídicas.

Ler mais »

MARCO LEGAL DAS AGÊNCIAS REGULADORAS

No dia 26 de junho de 2019, houve o sancionamento e publicação da Lei n.º 13.848/2019, que tem por objeto as disposições de instaurar parâmetros legais e de procedimentos de forma geral as agências reguladoras federais.

Ler mais »

A IMPORTÂNCIA E O BENEFÍCIOS DE SE PLANEJAR – ASPECTOS DA HOLDING PATRIMONIAL

Planejar a sucessão significa organizar o processo de transição do patrimônio aproveitando-se do privilégio de se antecipar a questões fundamentais como (i) ajuste de interesses entre herdeiros na administração dos bens; (ii) organização do patrimônio, propiciando transparência acerca da gestão do ativo familiar; (iii) redução de custos com eventual processo judicial de inventário e partilha de bens, e (iv) avaliação do impacto tributário, de modo a reduzir seu custo.

Ler mais »

CONTRIBUIÇÃO SOCIAL INSTITUÍDA PELA LC 110/2001 – “MULTA DOS 10% FGTS”.

A União Federal instituiu contribuição social geral, por meio da Lei Complementar n. 110/2001 e no ocaput do artigo primeiro, logo se denota a hipótese de incidência (despedida sem justa causa de empregado), o aspecto temporal (na prática quando da formalização do Termo de Rescisão), a base de cálculo (montante dos depósitos ao FGTS) e a alíquota (10% deste depósito).

Ler mais »

OPEN BANKING E O MERCADO FINANCEIRO

Devido ao avanço tecnológico, as instituições financeiras têm buscado novos métodos para desempenharem seus serviços, assim, surge a figura do open banking para oferecer serviços progressistas, modificando a forma mercadológica pela sua inovação e eficácia.

Ler mais »